terça-feira, 12 de agosto de 2008

French Canada






Pessoaaaassss....antes tarde do que nunca!

Vamos ao que interessa....Para todos que vão para Toronto é obrigatória a visita na parte francesa do país, ou seja, Montreal e Quebec City.

Muitas agências realizam viagens de 3 dias, ou até de 4 dias, passando por Ottawa (capital do país), Montreal e Quebec City. Eu fui sábado de manhã e retornei ontem, por volta das 21h. As agências que ficam na Chinatown são mais baratas, porém é necessário conversar devagar e entender todos os detalhes, pois o inglês com sotaque chinês fica difícil de compreender. Fui com a Tai Pan, que fica em um shopping na Spadina Avenue, mas posso citar outras como Dragon Tour e Safeway (também em shoppings por ali).

Conversei com vários alunos que foram por diferentes agências e todos comentaram as mesmas coisas: hotéis bons, cidades lindas, mas o conforto (ou melhor desconforto) do ônibus e a viagem em si é muito corrida e cansativa (+-8 horas), independente da agência. Por cada uma oferecer roteiros diferente (mas sempre são parecidos entre si), tente achar uma que seja interessante para você.

Infelizmente, por opção do destino não conheci Ottawa, mas tudo bem, aproveitei melhor Montreal porque tivemos mais tempo pela cidade do que as outras pessoas na excursão. Em Quebec não ficamos muito, mas também não tem muito o que ver fora a parte antiga da cidade, que é onde os turistas vão.

Para quem não fala francês, relaxe, eu também não falo, na verdade não me dou bem com essa língua, mas todos lá, ou melhor, a maioria fala inglês, portanto você não terá problemas em relação ao idioma.

Dicas de Montreal:

- La Tour de Montréal ou Observatoire: é uma torre feita na diagonal, com um elevador panorâmico e lá em cima você tem uma visão 360° da cidade. Observa-se um estádio de futebol, um hotel com uma arquitetura diferente, o jardim botânico e o resto da cidade. Essa torre está junto ao Biodome e ao estádio olímpico de natação. Vale a visita. (Primeira foto)

- Biodome: é uma esfera enorme que reproduz ambientes naturais como florestas, regiões árticas etc. Muito interessante pois pode-se observar diversos animais de pequeno porte, inclusive Lêmures (lembram daquela tribo do filme Madagascar que cantavam e tal). O mais incrível foram os pinguins enormes que vi num tipo de aquário gigante, que você pode perder horas olhando tanto do lado de fora quanto dentro da água (difícil explicar, só vendo mesmo. A Talitinha ia amar!)
- Igreja de Saint-Joseph: muito grande e interessante de se visitar. Ótima vista por ter sido construída no alto de uma colina e de lá você pode tirar ótimas fotos da cidade. (Segunda foto é o jardim que fica em frente à igreja)

- Igreja de Notredame: muito linda com muitos detalhes em ouro no interior, mas não é permitido fotografar lá dentro.

- Club La Boom: balada cheia e pra quem quer dançar é o local indicado pois tem muitos ambientes e diversos tipos de som rolando (+- 10 dólares para entrar). Fica perto da Peel Subway Station.

- Mister Steer: ótima lanchonete e imperdível a batata frita, a melhor e mais diferente que já comi na minha vida. O atendimento é ótimo e daí entende-se porque existe há muitos anos, desde 1958. Você gasta em torne de 18 dólares. Endereço 1198 Ste-Catherine West, também pertro da Peel Subway Station. Faça um lanchinho lá antes de ir pra balada!

- Stereo Club: dizem que é o melhor sistema de som na América do Norte, e realmente o som é de grande qualidade, dá pra perceber assim que você entra, porém essa balada começa a encher muito tarde. Enquanto isso pode ficar sentado no lounge que tem logo na calçada de entrada e beber algo se quiser. Local interessante! E banheiro diferente! Fica perto da Berri Subway Station. (Só para avisar é uma região GLS, mas essa balada não é GLS).
- Muito fácil de andar de metrô por lá, caso prefira ficar mais dias, recomendo esse meio de locomoção na cidade. Acho que é bem mais extenso esse mapa de metrô que o de Toronto.

Dicas de Quebec City

- Old Quebec: é a parte turística da cidade local das as lojinhas, dos ótimos artistas de rua e onde o clima francês impera. Imperdível os detalhes que você pode fotografar.

- Vestimenta da época: muitos moradores andam pelas ruas 'fantasiados' como se estivessem voltado no tempo e o melhor, você não precisa pagar 'tips' pelas fotos, eles adoram e fazem até poses, isso quando não rola uma incorporação do personagem, tem até imitação de piratas.
- Ruínas de casas antigas: precisa pagar para entrar, mas você consegue observar tudo pelo lado de fora...
- Bonde: nessa parte da cidade você anda por subidas e decidas, e se você for muito preguiçoso tem um bonde que, depois das descidas, é o meio mais fácil de voltar para a praça principal. Não peguei, mas parecia ser interessante, porém com uma fila enoooorme. Mas se preferir volte a pé que não se arrependerá. Quanto mais eu andava, mais fotos eu tirava, e mais feliz eu ficava.

- Paris Grill: restaurante super charmoso com a decoração típica e tem até uma miniatura da torre Eifel. Porém fecha por volta das 22h, portanto chegue antes para poder escolher o que quiser do cardápio e aproveitar melhor o aconchego do lugar. Endereço: 3121 Boulevar Hochelaga, em frente ao Hotel Clarion. (É a última foto acima)

É isso ae! Vou postar mais fotos a seguir...

Até mais então!

Nenhum comentário: